Constituindo um novo território...

Simpatia Full Time: após a primeira etapa da pesquisa, breve análise dos territórios... 


Por Giorgia Conceição


Não é possível pensar nesse território simpático (meados do mês de abril) como algo fixo. Exatamente pelo fato de estarmos trabalhando com o movimento de desterritorialização de corpos, hábitos e certezas. O que vejo é esse movimento. O lugar da dança no devir das subjetividades. A dança dos corpos que assumem novas posições, deixam velhos padrões, mas logo largam esse novo lugar porque se tornou fixo. Vou fazer esse exercício, no entanto. Mesmo sabendo do prazo de validade dessas observações...
Simpatia Full Time não começou com a aprovação do projeto de pesquisa da FCC. Começamos já há dois anos (em março de 2007!), a projetar um trabalho no qual colocaríamos questões muito pessoais, ligadas a expectativas e desejos (alguns projetados desde a infância) sobre nossas identidades e atuação delas no mundo em que vivemos. Muitas dessas projeções coincidiam.
A questão central nesse projeto Simpatia Full Time inicial era a “conformação dos corpos a padrões contemporâneos de beleza e comportamento”. Executaríamos ações nesse sentido, “enquanto os corpos luta(ria)m para assumir identidades de massa”. Em suma, o projeto nunca foi focado na questão da COREOGRAFIA, mas sim no MOVIMENTO. Ainda, no CORPO. Este entendido como portador de “qualidades” que determinam formas de colocação no meio ambiente/ social, na forma de MOVIMENTAÇÃO no meio ambiente/social. Estudaríamos manifestações da cultura massiva – como R&B, hip-hop, MTV Style (sim, isso existe!) – enquanto faríamos aulas de condicionamento corporal massivo (Body Systems e afins...). Esse primeiro formato do projeto ficou na suplência da categoria R$ 100 mil no estado do Paraná, do prêmio Klauss Viana (2007). Quando isso aconteceu vimos as potencialidades do nosso trabalho recém-gestado... No início de 2008 fomos aprovadas no edital de ocupação do Teatro Cleon Jacques – mas na quarta colocação e só havia duas vagas... Mais uma vez o projeto havia nos demonstrado sua relevância conceitual e a possibilidade de render frutos – se nós tivéssemos tempo pra estarmos juntas e nos dedicarmos ao nosso estudo/criação. 
2008: Cã estudando dança em Nova York, eu cada vez mais voltada pros meus projetos solo em performance (aprovei um projeto em Artes Visuais no Mecenato) e a Sté realizando seus vôos pela música/vídeo/artes visuais. O messenger e o skype foram as nossas maiores ferramentas de interação, possibilitando que as discussões simpáticas se mantivessem em processo, mesmo que individualmente (compartilhando as individualidades), mesmo que à distância. Foi como uma prévia, uma preparação necessária. Agora sabemos.
PARÊNTESES: meu encontro com os conceitos e idéias da autora Suely Rolnik. Seus textos da internet me levaram até o livro Cartografia Sentimental: Transformações Contemporâneas Do Desejo. Modifiquei e amadureci meu entendimento sobre identidade e subjetividade. Vislumbrei a interação do conceito de CORPO VIBRÁTIL com os objetivos de Simpatia Full Time.
Apresentei tudo isso às meninas. A Stéphany logo se contaminou com esse olhar. A Cândida não tinha acesso ao livro nos EUA. Mas foi então que alguns pontos do projeto se modificaram substancialmente. 
Entendemos que já estávamos conformadas nos padrões de comportamento que falávamos. Decidimos então, ao invés de reforçá-los, encontrá-los, deflagrá-los. No intento de criar novos territórios a partir destes. Uma mudança substancial nos rumos simpáticos, que determinaram os rumos do nosso projeto de pesquisa aprovado no Edital de Pesquisa de Linguagem Em Dança, da FCC.


Leia mais sobre a pesquisa

http://simpatiafulltime-pesquisadelinguagem.blogspot.com/2009/05/constituindo-um-novo-territorio.html

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Simpatia Full Time: Proposta dividida em três vertentes distintas.

SIMPATIA FULL TIME 

Apresentação

Simpatia Full Time é um projeto plural (pesquisa, criação, crítica e construção de um “espetáculo”) de dança contemporânea que tem como tema geral e mote de ação construções do feminino no imaginário midiático brasileiro. Entre as ações previstas no projeto até agora estão: (1) uma pesquisa de campo em Belém sobre representações do feminino na “cultura popular midiática” da cidade, que será realizada em fevereiro deste ano; (2) uma pesquisa de linguagem em dança que está sendo realizada na cidade de Curitiba, realizada entre os meses de janeiro à julho deste ano; (3) a construção de um espetáculo que terá como base as ações anteriores, que ainda se configura enquanto um projeto; (4) e a construção de um portal internáutico “pára-simpático”. 

Especificação 

Cada uma das ações previstas no projeto é independente das demais no que diz respeito às suas fontes de financiamento. São também autônomas às demais no sentido em que cada uma se configura enquanto um projeto específico quanto às suas propostas, metodologias e objetivos. Ao mesmo tempo todos os projetos se inter-relacionam e constituem um projeto mais amplo, ao qual chamamos genericamente de Simpatia Full Time.

O Simpatia Full Time em Belém (financiado com recursos próprios) tem como objetivo propiciar as performers uma imersão em um contexto cultural brasileiro diferente do qual vivem, apreendendo nas suas formas expressivas populares midiáticas possíveis construções sobre um feminino outro/diferenciado daquele que lhes é cotidiano. E assim, quem sabe, deflagrar algumas de suas construções femininas corpóreas e imaginárias (já que estes não estão nada dissociados). Como metodologia nos apropriaremos em partes da “pesquisa de campo antropológica” e nos ocuparemos da produção de registros da mesma, sejam eles textuais (diários de campo), videográficos e/ou fotográficos.

O Simpatia Full Time - Pesquisa de Linguagem em Dança (financiado pelo Fundo Municipal da Cultura da cidade de Curitiba) consiste na execução de uma série de atividades pelas artistas a fim de mapear, analisar, re-significar e (por que não?) manipular algumas de suas construções identitárias. Entre as atividades programadas neste projeto estão aulas de Yoga, Técnica de Alexander e Respiração; improvisações; a produção de imagens videográficas e fotográficas; produção textual; pesquisa bibliográfica e troca com todos os interessados através de blog específico na internet.

Já o Simpatia Full Time – espetáculo (que ainda é um projeto em busca de financiamento) será uma construção cênica baseada nas demais experiências. E o portal internáutico simpático será um link virtual de todas essas ações, o suporte de seus registros e documentações, de suas discussões e um outro espaço de ação e interlocução possível entre agentes internos e externos ao projeto. 

Equipe

A equipe central do projeto é formada por:

Cândida Monte: tem sua pesquisa individual baseada no estudo do movimento e na cena física e gestual. Interessa-se pela construção de um trabalho alicerçado no processo colaborativo, possibilitado pela criação coletiva e pela experimentação baseada na associação livre de idéias e na busca da verdade cênica. O foco volta-se, assim, para a autonomia criativa no que diz respeito à consciência do artista quanto às suas ações, comportamentos, relações, posicionamentos e questionamentos. 

Giorgia Conceição: é co-fundadora e integrante da Companhia Silenciosa, que tem como linha de pesquisa e produção o livre trânsito entre as diversas áreas das artes cênicas contemporâneas. Seu foco de investigação concentra-se nas identidades de gênero, e em especial o olhar sobre o feminino. Dentre seus trabalhos sobre o assunto estão Anfetaminas Não Fazem Bem À Saúde, Mas São Ótimas Para Adubar O Jardim (2002); Elétrica (2003); Iracema 236ml (2004/ 05) e Mecânica (2006/07). Nesses projetos cênicos, a visualidade, o corpo e a relação entre performance e audiência têm a mesma relevância da dramaturgia. É membro do Grupo de Pesquisa Artes e Performance, coordenado pela Prof. Dra. Margarida Gandara Rauen, no qual orienta projetos que exploram processos criativos. 

Stéphany Mattanó: investiga metodologias de trabalho que possibilitem o ingresso de um público não “iniciado” à linguagem da arte contemporânea. Interessa-se pelo debate sobre a inserção de referências mais populares à linguagem da dança contemporânea e, nesta perspectiva, adota o humor como metodologia de experimentação e usa seu corpo como uma máquina pop hipnotizante – ou, como o termo cunhado pela artista, pop-hipnotic-machine.

O encontro das pesquisadoras do projeto Simpatia Full Time parte do interesse conjunto em realizar análises de seus percursos artísticos, bem como dos contextos nos quais seus corpos se inserem. As três pesquisadoras possuem formações semelhantes na área das artes cênicas, mas desenvolvem trabalhos que fogem ao campo da representação, priorizando movimentos e imagens como motes centrais de suas produções. O projeto conta ainda com a participação da produtora e estudante de antropologia Dayana Zdebsky de Cordova, com o objetivo de, através do processo de pesquisa etnográfica, de seu jogo de olhares próximos e distantes e de uma interlocução com alguém que estabelece uma relação diferenciada com o projeto, auxiliar e instrumentalizar o processo de pesquisa das artistas com mais um elemento: o “estranhamento” de suas próprias construções corporais e reflexivas. 

Público alvo do projeto: 

Entre o público alvo do projeto como um todo estão pesquisadores em dança contemporânea, gênero, cultura popular midiática de todo o país. Artistas e estudantes de artes cênicas, vídeo e fotografia; críticos de dança; admiradores da cultura bregueira nordestina; comunidade acadêmica (alunos e professores universitários); fruidores de arte contemporânea multimídia; curiosos e internautas em geral.

Número aproximado de visitas esperadas ao portal em 1 ano: 10.000.

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