Constituindo um novo território...

Simpatia Full Time: após a primeira etapa da pesquisa, breve análise dos territórios... 


Por Giorgia Conceição


Não é possível pensar nesse território simpático (meados do mês de abril) como algo fixo. Exatamente pelo fato de estarmos trabalhando com o movimento de desterritorialização de corpos, hábitos e certezas. O que vejo é esse movimento. O lugar da dança no devir das subjetividades. A dança dos corpos que assumem novas posições, deixam velhos padrões, mas logo largam esse novo lugar porque se tornou fixo. Vou fazer esse exercício, no entanto. Mesmo sabendo do prazo de validade dessas observações...
Simpatia Full Time não começou com a aprovação do projeto de pesquisa da FCC. Começamos já há dois anos (em março de 2007!), a projetar um trabalho no qual colocaríamos questões muito pessoais, ligadas a expectativas e desejos (alguns projetados desde a infância) sobre nossas identidades e atuação delas no mundo em que vivemos. Muitas dessas projeções coincidiam.
A questão central nesse projeto Simpatia Full Time inicial era a “conformação dos corpos a padrões contemporâneos de beleza e comportamento”. Executaríamos ações nesse sentido, “enquanto os corpos luta(ria)m para assumir identidades de massa”. Em suma, o projeto nunca foi focado na questão da COREOGRAFIA, mas sim no MOVIMENTO. Ainda, no CORPO. Este entendido como portador de “qualidades” que determinam formas de colocação no meio ambiente/ social, na forma de MOVIMENTAÇÃO no meio ambiente/social. Estudaríamos manifestações da cultura massiva – como R&B, hip-hop, MTV Style (sim, isso existe!) – enquanto faríamos aulas de condicionamento corporal massivo (Body Systems e afins...). Esse primeiro formato do projeto ficou na suplência da categoria R$ 100 mil no estado do Paraná, do prêmio Klauss Viana (2007). Quando isso aconteceu vimos as potencialidades do nosso trabalho recém-gestado... No início de 2008 fomos aprovadas no edital de ocupação do Teatro Cleon Jacques – mas na quarta colocação e só havia duas vagas... Mais uma vez o projeto havia nos demonstrado sua relevância conceitual e a possibilidade de render frutos – se nós tivéssemos tempo pra estarmos juntas e nos dedicarmos ao nosso estudo/criação. 
2008: Cã estudando dança em Nova York, eu cada vez mais voltada pros meus projetos solo em performance (aprovei um projeto em Artes Visuais no Mecenato) e a Sté realizando seus vôos pela música/vídeo/artes visuais. O messenger e o skype foram as nossas maiores ferramentas de interação, possibilitando que as discussões simpáticas se mantivessem em processo, mesmo que individualmente (compartilhando as individualidades), mesmo que à distância. Foi como uma prévia, uma preparação necessária. Agora sabemos.
PARÊNTESES: meu encontro com os conceitos e idéias da autora Suely Rolnik. Seus textos da internet me levaram até o livro Cartografia Sentimental: Transformações Contemporâneas Do Desejo. Modifiquei e amadureci meu entendimento sobre identidade e subjetividade. Vislumbrei a interação do conceito de CORPO VIBRÁTIL com os objetivos de Simpatia Full Time.
Apresentei tudo isso às meninas. A Stéphany logo se contaminou com esse olhar. A Cândida não tinha acesso ao livro nos EUA. Mas foi então que alguns pontos do projeto se modificaram substancialmente. 
Entendemos que já estávamos conformadas nos padrões de comportamento que falávamos. Decidimos então, ao invés de reforçá-los, encontrá-los, deflagrá-los. No intento de criar novos territórios a partir destes. Uma mudança substancial nos rumos simpáticos, que determinaram os rumos do nosso projeto de pesquisa aprovado no Edital de Pesquisa de Linguagem Em Dança, da FCC.


Leia mais sobre a pesquisa

http://simpatiafulltime-pesquisadelinguagem.blogspot.com/2009/05/constituindo-um-novo-territorio.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO